Parcerias

Natual PT  Parque Natural do Douro Internacional
Bikotel-bike-friendly-hotel
"Even the silence has a melody of its own"
  • Banhos Turcos
    Banhos Turcos
  • Court de Ténis
    Court de Ténis
  • Aceita-se animais de estimação
    Aceita-se animais de estimação

Hospedaria do Convento de Santa Maria de Aguiar

Alguns metros antes de chegarmos ao Convento de Santa Maria de Aguiar encontra-se o edifício que outrora serviu de Hospedaria, sendo destinado aos visitantes eclesiásticos e aos leigos de alta categoria social. A Hospedaria do Convento encontra-se integrada no complexo histórico de Sta Maria de Aguiar.

A Hospedaria, com uma frontaria, de forma quadrangular e janelas rectangulares, é embelezada por uma varanda com colunas de pedra, abrindo para o Sul e Poente. Entre o portão e a varanda está um brasão datado de 1704, ostentando as armas da Ordem de Cister com o escudo dividido ao meio por uma banda em xadrez, separando duas flores de lis na barra superior e uma inferior. Ao alto da cartela figuram a mitra e a crossa, símbolos que representam a dignidade de abade.

A Hospedaria foi objecto de uma carinhosa reconstrução terminada em 1997 e foi convertida numa confortável unidade de Turismo de Habitação, rodeada de prados e de uma multicentenária mata de carvalhos. Aberta agora aos visitantes que procuram a região de Riba-Côa, continua a tradição iniciada no séc. XII com o acolhimento dos peregrinos que se deslocavam na rota de Santiago de Compostela.

Esta unidade de Turismo de Habitação é o refúgio ideal para fins de semana e férias em profundo contacto com o campo. Está longe de todos os incómodos e desgastes inerentes aos grandes centros urbanos e, como tal, é um lugar sem tempo nem limites, onde o stress ainda não chegou.

Os seus interiores denotam uma vivência tranquila. Pretende-se fugir à aridez de um espaço sem referências, onde a simplicidade e a elegância nos fazem sentir mais próximos das áreas que nos rodeiam e onde a noção de casa está presente com as suas memórias e objectos resultantes de herança familiar ou de várias viagens realizadas pelos proprietários.

Aqui, pode deliciar-se com os serões numa ampla sala e bar no rés do chão com as portas abertas para a piscina e ter como pano de fundo a tranquilidade das noites. É uma outra maneira de viver, um outro compasso de que a pouco e pouco nos vamos apercebendo e a pouco e pouco respeitamos mais. Faz parte da arte de saber apreciar, vivendo.

Esta a razão pela qual as áreas abertas e funcionais que comunicam com uma espaçosa sala de jantar garantem um ambiente confortável e acolhedor.

O pequeno almoço pode ser saboreado num espaço diferente - uma loggia envidraçada -que privilegia a luz e a paisagem envolvente. É um espaço informal que ganha nova vida no bom tempo.

Nos quartos, predomina um clima elegante e sereno, onde a combinação de cores é subtil, fazendo-se evidenciar certos pormenores decorativos. Sendo um espaço privilegiado para o repouso, é também a zona onde podemos ser nós próprios. No conforto de um ambiente decorado com peças escolhidas a dedo, revela as facetas mais íntimas da personalidade. À meia luz, na privacidade de um local utilizado essencialmente no começo e no fim do dia, sentimos que aquele é o nosso pequeno reino.

É o local de maior intimidade , o espaço onde guardamos os segredos e encontramos a paz de espírito que tanto ambicionamos.

São 5 quartos de casal e 5 quartos duplos com casa de banho privativa e uma luxuosa suite, equipados com aquecimento central. Os quartos são todos diferentes, conservando o aspecto tradicional e íntimo. Sobre a padieira da porta de entrada, cada quarto ostenta o seu nome próprio que recorda a origem monástica da casa: S. Bento, S. Bernardo, Frades, Cister, Abade, Capítulo e Claustro.

O prazer da leitura pode ser encontrado numa confortável biblioteca que sugere um clima tranquilo, onde a profusão de livros rivaliza com a colecção de armas, uma das paixões do proprietário.

Quando os dias se prolongam, vivem-se à volta da piscina refrescantes momentos de alegria. Aí, a festa faz-se fora de casa e a boa disposição toma conta do ambiente. É o Verão à espreita. E para quem o físico é importante, nada melhor que uma boa partida de ténis no court implantado junto ao Chafariz dos Frades. Após o jogo, chegou a hora de relaxar o corpo e a mente nos balneários anexos à piscina, com um banho Turco